Pages

Mostrando postagens com marcador Dibip e DLL. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Dibip e DLL. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

HERBERTO SALES E "O AUTOMÓVEL"

Herberto Sales foi um dos mais importantes escritores brasileiros do século XX, formando com Jorge Amado e Adonias Filho a tríade de excelência da ficção baiana. Nesta sexta-feira, a Fundação Pedro Calmon, através da Diretoria do Livro e da Leitura, promove seminário sobre a obra contística do autor em face da produção contemporânea do gênero. Na oportunidade, será lançada a edição em separata do conto "O automóvel", uma coedição da FPC e Casarão do Verbo. Este conto é um dos mais festejados do autor e consiste numa análise das diferenças das classes, cujo mote, neste caso, é um automóvel de luxo, pivô da narrativa. Falarão sobre o autor e sua obra Ângela Vilma, Valdomiro Santana e Ruy Espinheira Filho, com mediação de Elieser Cesar. O evento começa às 17 horas, na Biblioteca Pública do Estado da Bahia, Barris.

Clique sobre o cartaz para ampliá-lo.

sexta-feira, 20 de abril de 2012

LEITURAS PÚBLICAS 2012-2013

Com o Leituras Públicas, o autor e o texto encontram o leitor! Uma grande oportunidade para se ouvir, pelos lábios dos próprios autores, a leitura de suas obras mais conhecidas ou recentes. Importantes autores baianos da atualidade estão no primeiro ano do Leituras Públicas, sempre mediados por outros autores, professores ou estudiosos da Literatura e da Cultura. Participam, de abril de 2012 a março de 2013, Lima Trindade, Lidiane Nunes, Elieser Cesar, Ruy Espinheira Filho, Tom Correia, Iray Galrão, Lília Gramacho, Nádia São Paulo, Gustavo Rios, Márcio Matos, Karina Rabinovitz, Antônio Barreto, Carlos Barbosa e Kátia Borges, dentre outros. A poesia, o conto, o romance, o cordel e a ficção infantojuvenil no "lugar" que sempre devem estar: o leitor!

Começa nesta quinta-feira, 26 de abril, às 17 horas, no Quadrilátero da Biblioteca Publica do Estado da Bahia.

quinta-feira, 15 de março de 2012

O "CATORZE DE MARÇO"

Em comemoração ao Catorze de Março (Dia Nacional da Poesia e aniversário de 165 anos do poeta Castro Alves), a Fundação Pedro Calmon, através da Diretoria do Livro e da Leitura, distribuiu ontem no centro de Salvador e nas sete bibliotecas públicas estaduais o livreto com o poema "Pesadelo". O público se mostrou bastante receptivo, tanto na Praça Castro Alves quanto no Centro Histórico e demais ruas de Salvador, bem como nas bibliotecas. Esta ação da FPC, que chega ao seu quarto ano, já publicou, no mesmo formato de livreto, Vozes d'África, O navio negreiro e Adeus, meu canto, poemas célebres do "Poeta dos Escravos". A ilustração da capa do livreto é da artista plástica Naara, que também é quadrinista.
Abaixo, o livreto e seus possíveis leitores, que ficaram entusiasmados em ter este "Pesadelo".

terça-feira, 13 de setembro de 2011

"NEGRO ALEMÃO" EM SALVADOR

Nesta sexta-feira, 16 de setembro, o alemão Thomas Meinecke é o convidado do ENCONTRO COM O ESCRITOR EDIÇÃO ESPECIAL. Vencedor do Salvador-Hamburgo, passado e presente da globalização: residências literárias, promovido pelo Goethe-Institut Salvador-Bahia/ICBA e pela Fundação Pedro Calmon/SecultBA, o  autor vai falar de sua carreira e obra, especialmente de “Negro alemão”, resultante de sua temporada de dois meses em Salvador.

18 horas
Auditório Kátia Mattoso
Biblioteca Pública do Estado da Bahia
Rua General Labatut, 27, Barris, Salvador, BA

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

ENCONTRO COM GOULART GOMES

Nesta quinta-feira, 15 de setembro, o Encontro com o Escritor promove um bate-papo com o poeta e contista Goulart Gomes, que recentemente foi agraciado com o primeiro lugar no XII Concurso Nacional de Contos Josué Guimarães, em Passo Fundo, RS. Aliás, Goulart Gomes é um especialista em ganhar prêmios. Não percam!

15 horas
Biblioteca Anísio Teixeira
Av. Sete de Setembro, 74, Centro, Salvador, BA

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

ENCONTRO COM MÔNICA MENEZES


Hoje, na Biblioteca Pública Thales de Azevedo, ENCONTRO COM O ESCRITOR. A poetisa e professora Mônica Menezes vai conversar com o público e ler os seus poemas. Daqui a pouco, às 15 horas. Não percam!

Biblioteca Pública Thales de Azevedo
Rua Adelaide Fernandes da Costa, s/n, Costa Azul, Salvador, BA

quinta-feira, 28 de julho de 2011

OS VAMPIROS DESPERTAM

Vlad Dracula, o Empalador, príncipe da Valáquia
(século XV), que inspirou o vampiro mais famoso do
mundo,  Drácula, criado por Bram Stoker.

Amanhã, estudantes, escritores e público em geral terão a oportunidade de assistir a mais uma edição dos Seminários Novas Letras: Vampiros na Literatura. Palestras com Carlos Ribeiro, Mônica Menezes, Nancy Vieira e Milena Brito. Em pauta, "Drácula", de Bram Stoker, "Carmila", de Sheridan Le Fanu, e "Chá das cinco com o vampiro", de Miguel Sanches Neto. O encontro integra o Projeto Lê Bairros e acontece na Escola Prof. Manuel de Almeida Cruz, Cajazeiras 11, Salvador, às 14:00.  

quinta-feira, 21 de julho de 2011

DIA DO ESCRITOR COM NEIDE CORTIZO

A Biblioteca Pública do Estado da Bahia e a Diretoria do Livro e da Leitura, da Fundação Pedro Calmon, celebram o Dia do Escritor, 25 de Julho, com a autora de livros infantis Neide Cortizo. A conversa com a escritora, que também ilustra seus livros, começa às 15 horas, no Setor Infantil, Térreo da Biblioteca.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

LITERATURA POLICIAL, SIM, E DAÍ?


Entrevista com a escritora de livros policiais Nádia São Paulo:

DLL: Fale um pouco da sua formação de leitora. O que você leu de mais marcante e que veio a ajudá-la como escritora?
NSP: Leio de tudo um pouco, mas a minha paixão, mesmo, são os clássicos de suspense policial, escritos por Edgar Allan Poe, Arthur Conan Doyle e Agatha Christie, por quem sou literariamente influenciada. O caso dos dez negrinhos foi o primeiro livro que li na minha vida. Tinha onze anos de idade na época e, de lá para cá, nunca mais deixei de ler e reler Agatha Christie. Em 2007, quando terminei de ler sua autobiografia, chorei de emoção. Foi como se a tivesse conhecido pessoalmente. Como se ela tivesse dividido comigo todos os seus anseios, dificuldades e paixões. A magia dessa leitura foi tão arrebatadora para mim, que, naquele momento, decidi que também queria ser uma romancista policial.

DLL: Você pretende formular um detetive fixo, como na tradição policial: Sherlock Holmes, Poirot, Maigret?
NSP: Já formulei. Nos meus livros “Morte no litoral” (Novo Século, 2009), “Assassinato no baile de debutantes” (Multifoco, no prelo) e “O segredo da coruja” (sem previsão de lançamento), criei o Inspetor Xavier. É um detetive inspirado num inspetor do Banco Bandeirantes, onde trabalhei por mais de dez anos. O Xavier do Banco Bandeirantes tem a aparência e comportamento exatamente como descrevo nas minhas histórias. Um homem na casa dos cinquenta anos, moreno, alto, bigode bem cuidado, paletó cinza sobre os ombros, de fala e andar mansos, que fazia perguntas despretensiosas, mas, na verdade, era um homem extremamente observador, astuto e cauteloso como um felino. Já no romance “O mistério da casa na praia” (Novo Século, no prelo), fiz de Elizabeth, uma dona de casa com grandes aptidões artísticas, a minha detetive.

DLL: Você não tem receio daquele público que diminui a literatura policial no Brasil?
NSP: Não. Não tenho receio, porque acho que existe publico para tudo e, principalmente, porque também sei que nada, nem ninguém, consegue agradar a todos. Assim como na literatura, a música, o teatro, o cinema e várias outras formas de expressão cultural também se deparam com o mesmo problema. Eu tenho plena consciência de que a literatura policial no Brasil sofre um pouco de discriminação, por não ser uma literatura que agrade aos que se dizem intelectuais. Mas é este tipo de literatura que me agrada, que me encanta e me faz vibrar, como escritora e, principalmente, como leitora. Eu escrevo com paixão. Escrevo o que gostaria de ler. Jamais faria uma literatura para parecer uma pessoa que não sou, ou porque aquele estilo literário está na moda ou venderia mais... Acho que quando você faz o que gosta, de corpo e alma, independente das tendências ou outros interesses, tudo se torna mais fácil, inclusive o sucesso.

DLL: Por que Nádia São Paulo leria Nádia São Paulo?
NSP: Porque a leitora Nádia São Paulo ama a literatura policial desenvolvida a partir de um ou mais crimes, seguida de uma minuciosa investigação feita por um policial, uma dona de casa ou um adolescente, enfim, alguém que encontrará várias pistas pela frente, mas que terá que usar toda sua perspicácia, intuição e poder de observação para distinguir as pistas falsas das verdadeiras, chegando de forma coerente à solução do referido crime. Um tipo de literatura que é escrita com simplicidade, leveza e inteligência, que nos envolve de tal forma, que nos faz esquecer que estamos vendo um amontoado de palavras escritas num pedaço de papel para nos dar a grata impressão de estarmos assistindo a um filme. É exatamente esta a literatura policial escrita pela autora Nádia São Paulo, que, além de seguir a receita dos clássicos romances policiais, também tem como fonte de inspiração as alegrias e dissabores de pessoas e situações tipicamente brasileiras.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

ENCONTRO COM O ESCRITOR

A nova edição do Encontro com o escritor apresenta um bate-papo sobre poesia, vaqueiros e natureza com José Antônio Pereira dos Santos, poeta e amante das cavalgadas à frente do seu grupo Bridões de Ouro.
O encontro acontecerá dia 15 de junho, às 15 horas, na Casa Afrânio Peixoto, em Lençóis, BA.
           
Clique sobre o cartaz para ampliá-lo.

terça-feira, 7 de junho de 2011

VAMPIROS REUNIDOS...

Abaixo, algumas fotos da primeira edição do Seminário Novas Letras: Vampiros na Literatura
 
Da esquerda para a direita, os palestrantes convidados Mônica Menezes, Carlos Ribeiro, Milena Britto e Nancy Vieira.

A jovem e numerosa plateia atenta, com o escritor Carlos Barbosa em primeiro plano.




sexta-feira, 3 de junho de 2011

ENCONTRO COM O ESCRITOR

Mais uma edição do Encontro com o Escritor: um bate-papo informal com Adelice Souza, autora de vários livros e peças de teatro.

Dia 8 de junho, 15 horas, na Biblioteca Juracy Magalhães Jr., Rio Vermelho, Salvador, BA.

Ao fim da conversa com os leitores, a autora autografará seus livros.

Clique sobre o cartaz para ampliá-lo.

VAMPIROS & LITERATURA

Diante de uma plateia de quase 100 pessoas, composta em sua maioria de jovens, Carlos Ribeiro, Mônica Menezes, Nancy Vieira e Milena Britto falaram sobre livros cujo tema é o "vampirismo": o clássico "Drácula", de Bram Stoker, "Chá das cinco com o vampiro", de Miguel Sanches Neto, e "Carmilla", de Sheridan Le Fanu.

Esta foi apenas a primeira edição do Seminário Novas Letras: Vampiros na Literatura, que vai se repetir em mais três datas: 29 de julho, 17 de agosto e 31 de outubro, respectivamente nas bibliotecas: de Extensão (Cajazeiras 11), Monteiro Lobato (Nazaré) e Pública (Barris).

Em breve divulgaremos as fotos do evento, que é uma parceria da Diretoria do Livro e da Leitura (DLL) com a Diretoria de Bibliotecas Públicas (Dibip), da Fundação Pedro Calmon.

Clique sobre o cartaz para ampliá-lo.