Pages

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Premiação de escritores escolares ocorreu na Sala Alexandre Robatto

Os vencedores do 1° Concurso Escritores Escolares de Poesia e de Redação 2014 foram premiados na tarde da última sexta, na Sala Alexandre Robatto (Barris), em solenidade especial, na data em que se comemorou o Dia Nacional da Alfabetização (14/11). Idealizado pela Diretoria do Livro e da Leitura (DLL), unidade da Fundação Pedro Calmon/SecultBA, estavam presentes na mesa de abertura a formadora do Gestar da Secretaria de Educação (SEC), Carolina Oliveira, o escritor mirim Lucas Yuri, a escritora Célia Silva e o diretor do Livro e da Leitura, João Vanderlei de Moraes Filho.

Estudante do colégio Mundo Mágico, na cidade de Santo Estevão (BA), Raquel Oliveira Rocha, 13 anos, foi à primeira colocada na categoria ‘Redação’. Fã de livros de suspenses e romances, ela explicou sobre seu tema. “Surgiu de um sonho e fala das relações familiares e do cuidado que devemos ter com os nossos pais e parentes. Acho muito importante esse concurso, porque estimula os estudantes a desenvolverem o contato com a escrita e com a leitura”.

Ganhadora na categoria ‘Poema’ e também de Santo Estevão (BA), a estudante Cintia Barbosa Leite, 13 anos, do colégio Mundo Mágico, estava muito contente com a premiação. Ela explicou que reescreveu seu texto muitas vezes até chegar à conclusão.  “Escrevi muito e de diversas formas meu poema. Às vezes ficava pensando sobre o poema mesmo fazendo coisas que não tinha nada a haver com a escrita, então foi uma surpresa muito feliz ser uma das ganhadoras”.
“É sempre muito bom participar de eventos como este. Isso atesta e estimula a nossa produção, por isso, desejo boa sorte a todos vocês e que essa seja a primeira vitória de muitas outras que vocês viram a ter”, disse o escritor mirim Lucas Yuri em sua fala aos premiados.

Neste dia, o diretor do Livro e da Leitura, João Vanderlei de Moraes Filho, fez uma homenagem ao poeta Dámario Dacruz, recitando o poema “Todo Risco”. A formadora do Gestar da Secretaria de Educação (SEC), Carolina Oliveira, também recitou textos de sua autoria e a escritora Célia Silva falou sobre a democratização de ensino da religião candomblé nas escolas. Os vencedores do 1° Concurso Escritores Escolares de Poesia e de Redação 2014 receberam certificados e os kits-livros, além disso, ocorreu o lançado do E-Book “Olimpiadaxé dos orixás”, da escritora Célia Silva. O público assistiu ao vídeo da campanha “Leia, Passe Adiante”, que visa promover e mantê-los em circulação livros de diversos gêneros literários entre o maior número possível de leitores.

Confira abaixo as fotos do evento de premiação.

Texto/ Fotos: Nerivaldo Goes















0 comentários:

Postar um comentário